Recursos
[Link]
[Link]
[Link]
[Link]
Participantes
Prof. Dr. José Arilson Xavier de Souza
[Nome]
[Nome]
[Nome]
Líder
Prof. Dr. José Arilson Xavier de Souza
http://lattes.cnpq.br/5698096548539496
https://orcid.org/0000-0001-7920-7749
Departamento/PPG
Laboratório de Estudos em Território, Cultura e Planejamento (MARIELLE-UEMA) / Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) / Departamento de Geografia / Programa de Pós-Graduação em Geografia
Breve Histórico e objetivos do GP GEEC
O trabalho do Grupo versa sobre a abordagem cultural em Geografia, tendo como ênfase interpretar questões relacionadas aos diversos espaços culturais que compõem o Estado do Maranhão em seus significados e contextos de vida. Tal qualificação de pesquisa é desenvolvida no âmbito da graduação e da pós-graduação. Ainda em termos de repercussão, o Grupo já sinaliza orientações e publicações relevantes, bem como tem desenvolvido parcerias com outras universidades brasileiras.
Projeto norteador/integrador
Turismo, Festa Religiosa e Espiritualidade na Região Metropolitana de São Luís (MA): Alternativas de desenvolvimento para São José de Ribamar e Alcântara
Resumo do projeto norteador/integrador
Examinar alternativas de desenvolvimento para São José de Ribamar e Alcântara a partir de ações de turismo, religião e espiritualidade exercidas na Região Metropolitana de São Luís é o principal objetivo da pesquisa. Para tanto, temos como campo empírico os municípios de São José de Ribamar e Alcântara, isso por conta das grandes festas religiosas que fazem acontecer: respectivamente, os festejos de São José de Ribamar e a Festa do Divino Espírito Santo. Ao adotarmos uma abordagem cultural em Geografia, na interface com o Turismo, propomos a seguinte problemática de pesquisa: na escala da Região Metropolitana de São Luís, tratando de turismo, festa religiosa e espiritualidade, diante das potências espetaculares que dispõem, como é possível desenhar alternativas de desenvolvimento para os municípios de São José de Ribamar e Alcântara? Já se sabe o quão turístico tem se tornado o estado do Maranhão. Por sua vez, a partir de São Luís, a Região Metropolitana vem aglutinando uma série de políticas e ações que abrangem múltiplas tipologias de turismo. Contudo, cabe lançar luz aos diversos espaços sagrados e festas religiosas que a Região faz valer, espaços e festas que parecem ser tratados como meros eventos culturais, não sendo assim problematizados a partir das suas facetas turísticas e espirituais, bem como por suas expressões econômicas. Neste cenário, a presente pesquisa justifica-se sob a égide de tornar inteligíveis as nuances do fenômeno em questão, buscando se expressar como conhecimento social acessível ao público em geral.
Projetos derivados/Em desenvolvimento
Projetos derivados/Concluídos
Ações em curso
- Produtos (Publicações, Políticas Públicas, Programas midiáticos)
BRUSSIO, J. C. & SOUZA, J. A. X. & SANTOS, J. R. C. & FERREIRA, A. L. S (2022). O festejo de São José de Ribamar/MA e as (re)configurações do turismo religioso no espaço e tempo da pandemia da Covid -19. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 10, n. 1, p. 162-182, jan./abr.
CUNHA, T. F. L. & SOUZA, J. A. X. & CASTRO, C. E. (2023). São José de Ribamar, Maranhão, cidade-santuário: a arte fala mais. In: LOUZEIRO, A. S. [et al] (Org.). Geografia.10 – Pesquisa e Ensino: Natureza e Sociedade em discussão. Editora UEMA, São Luís.
FERREIRA, A. L. S. & SOUZA, J. A. X S. (2022). O geossimbolismo do santuário de São José de Ribamar, Maranhão: os festejos e o turismo religioso. In: FIGUEIREDO, M. B; SOUSA, E. P; NOGUEIRA, R. M. S. (Org.). UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO (Ciclo 2020-2021): Ciências Humanas. Vol.3/ – São Luís: [s.n.].
NOVO, C. L. da C., SOUZA, J. A. X. de, & SANDES, C. (2022). Geografias e(m) movimento em terras festivas: pesquisas, comemoração e homenagem. Geograficidade, 12(2), 59-76. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/51943
SOUZA, J. A. X.; MORAES, L. R; SILVA, A. L. C.; CUNHA, Thaís Fernandes Lima. Dimensões do Território Religioso: em campo na romaria de São Raimundo Nonato dos Mulundus (Vargem Grande - MA). In: Monica Piccolo Almeida e Eliane Pinheiro de Sousa. (Org.). UEMA produzindo conhecimento: Ciências Humanas. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2021, v. 3, p. 139-157.
SOUZA, J. A. X. Imagens de uma tese em geografia da religião: em foco a romaria de Nosso Senhor do Bonfim, Natividade-TO. In: Caio Augusto Amorim Maciel; Emilio Tarlis Mendes Pontes; Priscila Batista Vasconcelos. (Org.). Trajetos e trajetórias: percursos e confluências em geografia cultural. 1ed.Sobral: Sertão Cult, 2021, v. 1, p. 185-201.
SOUZA, J. A. X. São José de Ribamar, Maranhão: paisagem e chão reza vela. In: José Arilson Xavier de Souza; Christian Dennys Monteiro de Oliveira; Otávio José Lemos Costa; Alessandro Dozena; Neusa de Fátima Mariano. (Org.). Paisagens patrimoniais e artes na América Latina. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2022, v., p. 99-107.
SOUZA, J. A. X. Ex-votus no espaço: a prática de ciclistas peregrinos na romaria do bonfim, Natividade-To, Brasil. In: Zeny Rosendahl... [et al.]; coordinación general de María Inés Pérez; prólogo de Cristina Carballo. (Org.). Territorios, fiestas y paisajes peregrinos: expresiones de lo sagrado en los territorios locales. 1ed.Bahía Blanca: Editorial de la Universidad Nacional del Sur, 2022, v. 1, p. 43-50.
Interface e percepção de contribuições do grupo de pesquisa para a REPETUR
O Grupo de Estudos sobre Espaço e Cultura Maranhão trabalha, sensivelmente, na interface das pesquisas desenvolvidas pela Rede de Turismo Religioso no Nordeste (REPETUR). Lançando mão de uma abordagem cultural em Geografia, a saber, privilegia os temas Turismo e Festa Religiosa no âmbito do Estado do Maranhão, um espaço rico em manifestações culturais e artísticas de tal caráter.