Recursos
[Link]
[Link]
[Link]
[Link]
Participantes
Prof. Dr. José Arilson Xavier de Souza
[Nome]
[Nome]
[Nome]
Redes sociais
Líder
Miguel Cerqueira dos Santos
Departamento/PPG
Departamento de Ciências Humanas Campus V - Santo Antônio de Jesus
Breve Histórico e objetivos do GP GEEC
O Grupo de Pesquisa surgiu da iniciativa de alguns professores, professoras e discentes da Universidade do Estado da Bahia - UNEB que perceberam a carência de trabalhos sobre a realidade regional do Recôncavo baiano. No ano de 2002, foi importante a aprovação do edital do PIBIC/UNEB, que resultou na certificação do Grupo e na publicação do livro “Ocupação em Áreas de Manguezais”, lançado junto à população de Jaguaripe, cidade histórica litoral do Recôncavo baiano. Dentre as ações realizadas, destacamos o incentivo à criação de centros de estudos, a exemplo do LEUR - Laboratório de Estudos Urbanos Regionais, numa integração entre os Grupos “Recôncavo” e “Cidade e o Urbano”. Uma das importantes atividades de pesquisas de destaque foi um estudo sobre os impactos da Ponte Salvador - Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos. Essa pesquisa foi realizada após aprovação de um edital para fomento a pesquisas da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. No âmbito do Grupo de Pesquisa Recôncavo, desenvolveu-se os trabalhos de Pesquisa e Extensão intitulados "Afrodescendentes e relações territoriais no Recôncavo Baiano", com ênfase nas cidades de Nazaré e Santo Antônio de Jesus. Atualmente, encontra-se em andamento o projeto denominado turismo, desenvolvimento e mobilidade: estudo da viabilidade de implantação do sistema de integração entre os diferentes modais de transportes no Recôncavo, em parceria com o Grupo de Pesquisa GEOLANDS/UEFS. Duas outras atividades investigativas em curso são: “Território, lugares e cultura nos espaços educacionais: abordagens etnogeográficas no/do Recôncavo baiano” e “Território, cultura e espaço urbano: leitura geográfica integrada a partir das pequenas cidades”.
Projeto norteador/integrador
Turismo, desenvolvimento e mobilidade: estudo da viabilidade de implantação do sistema de integração entre os diferentes modais de transportes no Recôncavo baiano
Resumo do projeto norteador/integrador
O Recôncavo Baiano constitui uma das regiões mais importantes da Bahia e do Brasil. Porém, a forma como as relações territoriais foram processadas no decorrer da história, resultou em uma paisagem antagônica. Por um lado, são inúmeras potencialidades encontradas nos patrimônios materiais e imateriais. Por outro, a maneira como esses recursos foram administrados, desde os primórdios de sua formação, não se traduziu em equidade social. Portanto, o objetivo da pesquisa é refletir sobre a implantação de um sistema integrado de transportes, onde o trem constitui-se um dos principais protagonistas. Para tanto, o caminho metodológico adotado foi lastreado em autores clássicos e contemporâneos, Vasconcellos (2012), Santos (2012) e Azevedo (2013), bem como na realização de trabalhos de campo e o tratamento e análise dos dados que serviram de suporte para elaboração deste artigo. Os resultados apontam para necessidade de implantação de um novo sistema de mobilidade para região em questão.
Projetos derivados/Em desenvolvimento
Nome do projeto: Usos e apropriações da área central/pericentral da cidade de Ilhéus - Bahia: uma abordagem sobre os espaços públicos para práticas de lazeres e atividades culturais. Desenvolvedor: Ramahany Argolo Melquíades de Souza Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais). Ano: 2023.
Nome do projeto: Implicações territoriais da instalação de instituições públicas de ensino superior em pequenas cidades: o caso da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia na cidade de Amargosa. Desenvolvedor: William Santos de Oliveira. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais). Ano: 2024.
Nome do projeto: O patrimônio cultural de Santo Amaro (BA) e a Festa de Nossa Senhora da Purificação. Desenvolvedor: Karina Nascimento Cerqueira. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais Ano: 2022.
Nome do projeto: Desenvolvedor: A feira livre de Santo Antônio de Jesus - BA: transformações e permanências no tempo e no espaço. Desenvolvedor: Gresse Elen dos Santos Nascimento Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Monografia de graduação em Geografia) Ano: 2022.
Nome do projeto: Demolição do chafariz da área central de Varzedo - BA: questões sobre o patrimônio cultural em pequenas cidades. Desenvolvedor: Vanuza de Jesus Santos. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Monografia de graduação em Geografia). Ano: 2022.
Nome do projeto: Preservação e degradação do patrimônio histórico de Maragogipe - BA. Desenvolvedor: Géssica Marques Ferreira. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Monografia de graduação em Geografia). Ano: 2022.
Projetos derivados/Concluídos
Nome do projeto: Territorialidades juvenis na cidade de Feira de Santana - BA: estudo de caso para abordagens territoriais. Desenvolvedor: Helieneidy Ribeiro Carvalho. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais Ano: 2024.
Nome do projeto: Lagoas urbanas/periurbanas de Feira de Santana-BA: apropriações e questões socioambientais. Desenvolvedor: Aléssia Santa Rosa de Jesus. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais Ano: 2024.
Nome do projeto: Lazeres e práticas de atividades físicas em espaços públicos da cidade de Feira de Santana (BA): estudos de caso. Desenvolvedor: Andrea Lorenna Lima Coloma. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais Ano: 2023.
Nome do projeto: Cultura, territorialidades e propriedade intelectual: análise crítica do discurso sobre indicações geográficas na Bahia - Brasil. Desenvolvedor: Priscila de Jesus Silva Unidade acadêmica: Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais Ano: 2022.
Nome do projeto: Cidade, cultura e ensino de Geografia: proposições para abordagens das dimensões culturais de Cachoeira-BA nos espaços educacionais. Desenvolvedor: Aisllan Damacena Souza da Silva. Unidade acadêmica: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Mestrado em Estudos Territoriais Ano: 2023.
Ações em curso
Território, lugares e cultura nos espaços educacionais: abordagens etnogeográficas no/do Recôncavo baiano
Atualmente tem se notado uma revalorização de várias questões da Geografia cultural, como as questões identitárias, as religiões e as diferentes expressões da territorialidade urbana. A análise do papel das religiões e das festas populares como produtoras / organizadores de espaços é relevante para a leitura da dinâmica territorial contemporânea. No presente projeto de pesquisa e extensão, empreende-se uma análise diagnóstica e propositiva acerca das abordagens da Geografia Cultural no ensino de Geografia em escolas públicas, com especial ênfase em algumas cidades do Recôncavo baiano. Posteriormente, objetiva-se empreender debates, discussões e cursos acerca das potencialidades culturais de cidades do Recôncavo e da Geografia Cultural no sentido amplo, que podem ser exploradas sob o prisma territorial, em uma perspectiva propositiva, priorizando-se os elementos e dinâmica do espaço urbano. Pretende-se trabalhar também com obras literárias e músicas. De início fez-se um levantamento bibliográfico acerca da retomada da Geografia Cultural nos anos 1990, buscando compreender o rebatimento desta vertente geográfica nos espaços educacionais nos ciclos Fundamental e Médio. Posteriormente aplicou-se questionários em escolas públicas do ensino Médio para em seguida ministrar palestra / curso sobre a Geografia Cultural e suas possibilidades de uso nos espaços educacionais (atividade de extensão). Com esse trabalho, busca-se fazer uma leitura sobre como a Geografia Cultural está sendo trabalhada nas escolas para posteriormente fazer um levantamento das potencialidades culturais do Recôncavo Baiano, com especial ênfase em cidades como Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, com vistas a sistematizar as potencialidades territoriais dessas unidades urbanas como espaços de análise / reflexão para alunos de escolas públicas do ensino Médio. Cumprida essa etapa da aplicação de questionários, parte-se para a dimensão propositiva, com elaboração de textos sobre a Geografia Cultural contemporânea. No presente projeto de pesquisa em curso, destacam-se quatro linhas investigativas, críticas, reflexivas e propositivas: 1 A Geografia Cultural contemporânea na sala de aula do ensino Fundamental e Médio. 2 Cultura, território e espaço urbano, norteando-se a abordagem a partir das especificidades das pequenas cidades. 3 As diversas territorialidades urbanas no Recôncavo baiano e suas possibilidades e suas possibilidades de abordagens nos espaços educacionais 4 - Perspectivas dialógicas entre Geografia e Literatura, com especial ênfase na questão territorial urbana.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Território, espaço urbano e narrativas míticas: diálogos entre Geografia e Literatura
No presente projeto de pesquisa, objetiva-se analisar de forma contextualizada e a luz de pensadores da Geografia Cultural e Humanista, as possibilidades dialógicas entre Geografia e narrativas míticas, ancorando-se a abordagem textual em conceitos e temas relacionados à dimensão espacial real e imaginária. Sob a ótica geográfica, a abordagem dessas tramas míticas abarca diferentes sujeitos e suas experienciações. O/a escritor(a) de uma obra literária projeta textualmente sua leitura de mundo, textualizando tramas que se expressam de acordo as peculiaridades locais / regionais. Por isso, para se entender o dinamismo das especificidades dessas tramas e reinvenções, é necessário valorizar lugares, sujeitos e contextos socioculturais de forma integrada. O aporte metodológico da Geografia Humanista é, portanto, de fundamental importância para a compreensão e leitura analítica da interface lítero-geográfica. No entanto, Marc Brosseau (2007), enfatiza que como Geografia e Literatura são duas esferas autônomas, duas totalidades, somente o método dialógico pode fazer com que estas se comuniquem. Para Brosseau, o dialogismo constitui o procedimento geral, e os métodos, os conceitos, os temas, ou as chaves servem para orientá-lo.
Território, cultura e espaço urbano: leitura geográfica integrada a partir das pequenas cidades
Na cidade grande ou de médio porte há, inegavelmente, uma expressiva concentração de equipamentos culturais, como teatros, cinemas e museus, por exemplo. No Brasil, há muitas cidades de pequeno porte que não dispõem desses equipamentos listados. Todavia, a fruição cultural, observada na produção artística e nas diferentes manifestações culturais acontece tanto no espaço rural quanto no espaço urbano das centenas de municípios do território brasileiro e em cidades de diferentes níveis hierárquicos, ou seja, não deve-se confundir equipamentos culturais, que são elementos físicos, tangíveis na paisagem geográfica, com manifestações culturais, que se constituem em patrimônio imaterial que se expressa de diferentes formas e em diferentes lugares. Ressalta-se aqui que essas manifestações estão se tornando cada vez mais urbanas. Assim como se observa também um processo de valorização da dimensão imaterial da questão cultural, notadamente nos dois últimos decênios, após o alargamento do conceito de cultura. No contexto do espaço urbano, as abordagens sobre questão cultural se complexificam e ficam mais interessantes para análise do pesquisador. No presente projeto de pesquisa, que integrou uma atividade de pesquisa e extensão mais ampla, intitulada de ?Geografia cultural nos espaços educacionais?, buscou-se fazer uma da análise integrada da paisagem urbana, considerando-se suas dimensões materiais e imateriais, a partir de temáticas e questões culturais. Objetivou-se fazer uma proposição de uma análise geográfica integrada, a partir da questão cultural, considerada como articuladora e problematizadora, fazendo-se uso de conceitos clássicos da ciência geográfica, como território, região e paisagem, dimensionados, analiticamente a partir do dinamismo espacial, notadamente do espaço urbano. Além dessa abordagem geográfica integrada, partindo sobretudo dessa concepção articulada e alargada da questão cultural, chama-se atenção para o cuidado com uso de conceitos de forma estanque, mecânica e descontextualizada. Quando se fala em paisagem cultural, por exemplo, pode-se questionar: quais os agentes responsáveis pela produção desse conjunto paisagístico, partindo do conjunto edificado? Ao se debruçar sobre esse questionamento, buscando esclarecê-lo, inevitavelmente transita-se por questões de natureza política (ao se analisar templos católicos deve-se destacar a natureza política da instituição igreja) ou econômica (sobrados que representem o espólio residual dos grandes grupos econômicos de algumas cidades históricas.
- Produtos (Publicações, Políticas Públicas, Programas midiáticos)
SILVA, Aisllan Damacena Souza da ; CASTRO, J. R. B. . As dimensões culturais da cidade de Cachoeira-BA no ensino de Geografia: experiências docentes e proposições didáticas. geografar Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, v. 18, p. 85-109, 2023.
CASTRO, Janio Roque Barros de. A sacralização de elementos da natureza e as dimensões míticas de cidades-santuário do território baiano. Revista Equador, v. 12, p. 23-47, 2023.
COELHO NETO, A. S. ; FRANCO, Gustavo Barreto ; PORTUGAL, J. F. ; BAITZ, E. O. F. ; CASTRO, J. R. B. ; ARAUJO, E. N. . Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET): História, Diagnóstico e Perspectivas. REVISTA DA ANPEGE, v. 19, p. 1-26, 2023.
JESUS, Mariana Oliveira de ; CASTRO, J. R. B. . Espaços híbridos em periferias urbanas: o papel de diferentes agentes no contexto da criação do bairro CIS Norte em Feira de Santana - BA. Estudos Geográficos (UNESP), v. 20, p. 125-142, 2022.
SILVA, Priscila de Jesus ; CASTRO, J. R. B. . Indicações geográficas baianas e as diferenças marcadas. geografar Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, v. 17, p. 137-156, 2022.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de ; ALVES, Maria Lúcia Bastos ; BRUSSIO, J. C. ; LANZARINI, R. ; RAMOS, S. P. ; SILVA, A. P. S. E. ; COSTA, A. A. F. ; MENEZES, I. F. ; ALCANFORADO, E. ; SILVA, I. L. O. ; CASTRO, J. R. B. ; SILVA, K. C. ; BONFIM, L. A. S. ; ANDRADE, M. ; LIMA, R. M. M. ; ARAUJO, R. D. . Reinventing Northeastern Religious Tourism in Brazil during the COVID-19 Pandemic. Open Journal of Social Sciences, v. 1, p. 92-117, 2021.
Interface e percepção de contribuições do grupo de pesquisa para a REPETUR
Dinâmicas e especificidades de cidades-santuários
Turismo cultural de base comunitária
Patrimônio material e imaterial