Recursos
[Link]
[Link]
[Link]
[Link]
Participantes
Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira
[Nome]
[Nome]
[Nome]
Líder
Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Departamento/PPG
Centro de Ciências/ Departamento de Geografia / Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC
Breve Histórico e objetivos do GP LEGES
A Geoeducação corresponde, na interface Escolar/Acadêmica, aos estudos correlacionados à Cultura, Mídia, Artes e Imaginário. Tais estudos alcançam os Espaços Simbólicos, formando a sigla LEGES; e envolvem um leque de temas transversais em diálogo com distintos campos culturais: Religiosidade, Turismo, Patrimônio, Planejamento Regional, Ruralidades e Urbanidades, Festas Populares, Dinâmicas Comunicacionais e Espaços Artísticos. Enfatiza pesquisas, nos territórios e paisagens do estado do Ceará, NE do Brasil e áreas temáticas comparativas (América Latina e Velho Mundo). Como exemplo, o LEGES (Laboratório LEGES (equipamento da Geografia da UFC), acolhe diversos projetos: "Agroecologia e Educação do Campo", "Geografia Literária", "Símbolos e Pluralismo Religiosos em Capitais", "Paisagens Patrimoniais da Teatralidade Carnavalesca" e "Dinâmicas Híbridas de Devoção em Santuários-Terreiros" (Rede de Pesquisa em Turismo Religioso-NE).
Projeto norteador/integrador
Turismo Religioso em Desafios Imagéticos: Reconstruções da experiência festiva e devocional em Geossantuários Nordestinos nos Tempos de (Pós)Pandemia.
Resumo do projeto norteador/integrador
Trata-se de uma pesquisa no campo do turismo religioso como fenômeno socioeconômico e cultural que tem demonstrado um grande crescimento no panorama mundial. Quatro centros de devoção, nos estados nordestinos do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, foram selecionados pela relativa interdependência das respectivas capitais (São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal) para esta exemplificação sobre as mutações - possíveis e necessárias - na governança das ações culturais vinculadas à saúde coletiva. São eles: São José do Ribamar - MA, Santa Cruz do Milagres/PI, São Francisco das Chagas de Canindé/CE e Santos Mártires- RN. O objetivo principal da pesquisa é examinar dinâmicas devocionais e festivas de significados turísticos nos geossantuários de São José do Ribamar - MA, Santa Cruz do Milagres/PI, São Francisco das Chagas de Canindé-CE e Santos Mártires- RN, na perspectiva de integração imagética de suas experiências contemporâneas (pandêmicas e pós-pandêmicas). O estudo visa ainda contribuir com as políticas públicas de planejamento do turismo religioso no âmbito das cidades sede dos geossantuários em estudo: São José de Ribamar - MA, Santa Cruz dos Milagres - PI, Canindé - CE, Cunhaú e Uruaçu – RN. Para a construção metodológica do presente projeto de pesquisa partimos do Modelo Metodológico Quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (2016), visto que o objeto de estudo em foco lida diretamente com fenômenos sociais, em suas diversas dimensões e abordagens qualitativas, religiosas, turísticas, culturais, geográficas, compreendendo objetos de investigação complexos, dotados de historicidade e subjetividade. Pelas características que são investigadas pelas ciências sociais e as relações elementares que envolvem indivíduos e sociedade, a pesquisa qualitativa torna-se mais apropriada para compreender estes fenômenos.
Projetos derivados/Em desenvolvimento
1) Espaço Simbólico do Patrimônio nas Festas-Capitais: Intolerância ou Pluralismo Religioso?
Descrição: O estudo aqui proposto que busca interpretar as características de festas cristãs (católicas e evangélicas), em diferentes capitais brasileiras e períodos do ano civil. Seu principal foco de análise encontra-se nos estudos culturais e simbólicos de grandes eventos religiosos (procissões, marchas, peregrinações e caminhadas) capazes de relacionar ritos religiosos ao patrimônio imaterial das cidades. Para isso, foram selecionadas 14 festas de santos padroeiros e 14 versões locais do evento denominado Marcha Para Jesus, como campo de observação da identidade das festas. O propósito é utilizar uma metodologia qualitativa e memorial, capaz de transformar relatos sobre as festas em indicadores representativos de sua organização pluralista. Espera-se, no final do estudo a sistematização de uma cartografia simbólica dos eventos e a demonstração do quanto cada festa pode ser valorizada como patrimônio imaterial em função de seu nível de tolerância e abertura (ou não) para o diálogo inter-religioso.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4)
2) ESPAÇOS SIMBÓLICOS DO CARNAVAL ATLÂNTICO: Mapeamento Cognitivo do Patrimônio Afro-Latino nos Polos de Religiosidade Turística.
Descrição: O presente estudo promove a realização de intercâmbios acadêmicos, em escala internacional. Seu foco e desenvolver uma Geografia do Patrimônio Cultural, na dimensão latino-americana do continente tendo como objeto maior a compreensão das representações teatrais e literárias sobre as festividades do Carnaval, nas diferentes nacionalidades regionais. Tal campo de reflexões nasceu de uma parceria, iniciada em 2018, com o projeto colaborativo para formação de um Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-americanas, tendo as metodologias artísticas (gráficas, literárias, cenográficas, cinematográficas, corpóreas e musicais etc.) papel estratégico na elaboração das pesquisas específicas. A referência artística desse estudo foi a dimensão teatral registrada por consagrados escritores de diferentes países/cidades, nos quais o Carnaval se faz presente. O trabalho teve sua primeira etapa realizada a partir do olhar carnavalesco de modernistas como Mario de Andrade e Manuel Bandeira. Agora destacando a poética tropicalista em Tom Zé, Gilberto Gil e Caetano Veloso em suas interlocuções euro-africanas. A metodologia, para investigação do patrimônio carnavalesco, utiliza as referências teatrais de Pavis (2008) e Dubatti (2016), paisagística em Andreotti (2013) e comunicacionais em Ferrara (2008) e Gomes (2013) para caracterizar as marcas simbólicas mais relevante dos carnavais dessas localidades. Como resultado, vem sendo construído uma representação gráfica e pictórica, capaz de mapear o Carnaval na bacia do Atlântico como expressão multifacetada (cognitiva, coletiva, artística e tecnológica) de uma religiosidade turística, em permanente reelaboração festiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Projetos derivados/Concluídos
2020 - 2022
ESPAÇOS SIMBÓLICOS DO CARNAVAL LATINO: Mapeamento Patrimonial da Teatralidade de Urbes Turísticas (América Latina)
Descrição: O presente estudo promove a realização de intercâmbios acadêmicos, em escala internacional. Seu foco e desenvolver uma Geografia do Patrimônio Cultural, na dimensão latino-americana do continente tendo como objeto maior a compreensão das representações teatrais e literárias sobre as festividades do Carnaval, nas diferentes nacionalidades regionais. Tal campo de reflexões nasceu de uma parceria, iniciada em 2018, com o projeto colaborativo para formação de um Observatório de Paisagens Patrimoniais (UFC/UECE/UFRN), tendo as metodologias artísticas (gráficas, literárias, cenográficas, cinematográficas, corpóreas e musicais, etc.) papel estratégico na elaboração das pesquisas específicas. A referência artística desse estudo foi a dimensão teatral registrada por consagrados escritores de diferentes países/cidades do continente americano, nos quais o Carnaval se faz presente. O trabalho tem sua primeira etapa realizada a partir do olhar do escritor brasileiro Mario de Andrade a respeito do Carnaval das Cidades do Rio de Janeiro e Recife. A metodologia, para investigação do patrimônio carnavalesco, utiliza as referências teatrais de Patrice Pavis (2008) e paisagística de Giuliana Andreotti (2013) para caracterizar as marcas simbólicas da latinidade mais relevante dos carnavais dessa localidade. Como resultado, vem sendo construído uma representação gráfica e pictórica, capaz de mapear o Carnaval da América como arte e tecnologia de identidade latina.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1)
PAISAGENS PATRIMONIAIS EM TEATRALIDADES CARNAVALESCAS DA AMÉRICA LATINA
Descrição: O presente plano de estudos corresponde a uma iniciativa de intercâmbios acadêmicos e projeção internacional de nossas inquietações com a geografia do Patrimônio, na América Latina. Tal campo de reflexões resultou, no início de 2017, em uma instigante proposição de consolidar um Observatório de Paisagens Patrimoniais (UFC/UECE/UFRN), tendo as metodologias artísticas (gráficas, literárias, cenográficas, cinematográficas, corpóreas e musicais) um papel estratégico na diversidade de interlocuções culturais. Desde 1994, partindo de estudos sobre o espaço da mitologia religiosa (na investigação de santuários católicos), desenvolvemos uma espacial atenção para como o rico potencial de investigações no âmbito das geografias culturais, abertas a questões da Comunicação e da Educação. O problema da identificação/recusa do Carnaval, como cenário exemplar de referência da latinidade, faz esse plano de estudo construir, no intercâmbio com pesquisadores de 6 praças acadêmicas (universidades) e 7 centros de documentação estático cultural (museus/institutos), uma caixa especulativa da Teatralidade Carnavalesca Latino-Americana. Por essa razão, a formulação do objetivo geral desse plano vem a ser: #61656;Desenvolver, em seis atos de visitação, uma experiência metodológica de caracterização do uso teatral das Festas Carnavalescas, como representação da Paisagem Patrimonial na América Latina. E neste desenvolvimento, descontínuo e progressivamente especulativo, alcançar os seguintes objetivos específicos: a) Identificar qual o espaço de registro e tratamento é dado ao patrimônio regional/nacional das festividades carnavalescas e aos autores/escritores que refletiram sobre esse teatro popular festivo; b) Caracterizar, nas Universidades (e Centros Culturais) em visita, a perspectiva predominante na contribuição dos autores/escritores/pesquisadores que trataram da Arte Carnavalesca, no Brasil, EUA, Argentina, México, Colômbia e Reino Unido; c) Avaliar o potencial dos Centros Culturais para promover políticas de comunicação patrimonial, fomentando a compreensão político-estratégica da cultura carnavalesca na latinidade; d) Indicar ícones e imagens simbólicas para compor anamorfose cultural da paisagem continental formas carnavalescas, tendo por modelo interpretativo referencial os Carnavais salvaguardados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco;e)Modelar uma coletânea de imagens (Álbum/Atlas) de paisagens patrimoniais carnavalescas na requalificação da urbanidade latino-americana..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1)
Ações em curso
Projeto de pós-doutorado na PUC-SP
Título: Projeções Semióticas da Mestiçagem Afro-Latina: Mapeando o Centenário Carnavalesco de Torres Vedras/Portugal (2023/24)
Âmbito: Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura em parceria com o Núcleo de Pesquisa “Vozes do Barroco e Mestiçagem Cultural”
Participantes
Prof. Dr. JOSÉ AMÁLIO DE BRANCO PINHEIRO – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Supervisor)
Prof. Dr. ABREU CASTELO VIEIRA DOS PAXE – Instituto Superior de Ciências da Educação – Luanda/Angola - Colaborador;
Prof. Dr. FRANCISCO JOSÉ DE JESUS TOPA – Universidade do Porto/Portugal, Faculdade de Letras / CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).
"Dinâmicas Híbridas de Devoção em Santuários/Terreiros"
Grupo Virtual de Estudos do Turismo Religioso, sendo atualmente direcionado para os trabalhos de pesquisa ligados ao Projeto da Bolsa Produtividade no CNPq "ESPAÇOS SIMBÓLICOS DO CARNAVAL ATLÂNTICO: Mapeamento Cognitivo do Patrimônio Afro-Latino nos Polos de Religiosidade Turística." cujo nome fantasia é CARNAVALIS.
- Produtos (Publicações, Políticas Públicas, Programas midiáticos)
LISTAGEM DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS 4 ANOS
CHASQUI, J. W. B.; Oliveira, C.D.M. de. EL AFROTEATRO COMO EXPRESIÓN DE PAISAJES CULTURALES ACUÁTICOS EN EL PACIFICO COLOMBIANO. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2024.v26i56.a58798, v. 26, p. 1-16, 2024.
DANTAS, E. W. C.; GORAYEB, A.; Oliveira, C.D.M. de ; SANTOS, J. O. ; PEREIRA, A. Q. . UFC, novas centralidades da Pós-Graduação em Geografia. REVISTA DA ANPEGE, v. 19, p. 1-32, 2023.
MONTEIRO DE Oliveira, C D. Editorial - Turismo Religioso em Tempos de Pandemia. REVISTA DE TURISMO CONTEMPORÂNEO, v. 10, p. 1-3, 2022.
DE OLIVEIRA, C. D. M. de; BENATTI, CAMILA ; MACHADO, IVNA CAROLINNE BEZERRA ; ALVES, EDUARDO RODRIGUES ; DE MORAES, ANTÔNIO JARBAS BARROS ; SILVA, MARIA AURISLANE CARNEIRO . Digital Celebration in <i>Tourist Cybermarianism</i>: The Connectivity of the Sanctuary of Fátima (Fortaleza, CE) during the Pandemic. OPEN JOURNAL OF SOCIAL SCIENCES, v. 10, p. 396-413, 2022.
Oliveira, C.D.M. de; PAIVA, L. A. ; TORRES, K. F. . ALEGORIA DE MOMO COMO MAPAS-FRACTAIS DAS FRÁGEIS DEMOCRACIAS LATINAS. GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS , v. 12, p. 68, 2021.
SOUSA, MARIA CLARA DE ; QUEIROZ, GÉSSICA DA SILVA ; MORAIS, MARIA GABRIELA GOMES DE ; ALBUQUERQUE, LUCAS TAVARES CRUZ DE ; MALHEIRO, DJAILSON RICARDO ; OLIVEIRA, CHRISTIAN DENNYS MONTEIRO DE . Cura pela Fé: As Benzedeiras do Cariri Cearense / Healing by Faith: The Benzedeiras of Cariri Cearense. ID ON LINE. REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 15, p. 323-332, 2021.
Oliveira, C.D.M. de. DINÂMICAS HÍBRIDAS DE DEVOÇÃO EM SANTUÁRIOS-TERREIROS: PARA GEOGRAFAR TURISMO RELIGIOSO. ESPAÇO E CULTURA (UERJ), v. 49, p. 156-175, 2021.
Oliveira, C.D.M. de; ALVES, MARIA LÚCIA BASTOS ; BRUSSIO, JOSENILDO CAMPOS ; LANZARINI, RICARDO ; RAMOS, SILVANA PIRILLO ; SILVA, AMANDA PRISCILA SOUZA E. ; COSTA, ANA ANGÉLICA FONSECA ; MENEZES, ITAMARA FREIRES ; ALCANFORADO, ELIDOMAR ; SILVA, IVO LUÍS OLIVEIRA ; DE CASTRO, JÂNIO ROQUE BARROS ; DA SILVA, KAÍSE CANUTO ; BONFIM, LUÍS AMÉRICO SILVA ; ANDRADE, MARISTELA ; DE LIMA, RENATA MAYARA MOREIRA ; ARAÚJO, ROSALMA DINIZ . Reinventing Northeastern Religious Tourism in Brazil during the COVID-19 Pandemic. OPEN JOURNAL OF SOCIAL SCIENCES, v. 09, p. 92-117, 2021.
Cavalcante, Tiago Vieira; ARAGÃO, Raimundo Freitas; Oliveira, Christian Dennys Monteiro . Fotograficidade: A Paisagem Humana no Imaginário Poético do Círio de Nazaré em Belém do Pará - Brasil. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE), v. 33, p. 1-14, 2021.
BARBOSA, J. M. ; ROCHA, M. S. ; OLIVEIRA, Christian D. M. de . Educação, Corporeidade e Espacialidade: uma perspectiva geográfica sobre os projetos sociais de dança em Fortaleza/CE. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p247, v. 29, p. 247-265, 2020.
SILVA, I. L. O. ; OLIVEIRA, C. D. M. de . Turismo religioso e devoção nas caravanas do Santuário Metropolitano Sertanejo de Canindé, Brasil. PatryTer - Revista Latino-americana e Caribenha de Geografia e Humanidades, v. 3, p. 84-97, 2020.
SILVA, Rômulo Artur Alves DA ; Soares, Larisse Freitas ; Oliveira, Christian Dennys Monteiro De . Da tolerância festiva às intolerâncias contemporâneas: sagrados desafios do patrimônio religioso no urbano. GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA, v. 23, p. 47-63, 2020.
FOETSCH, A. A ; OLIVEIRA, Christian D. M. de . Geografia Simbólica Dos Cemitérios Em Perspectivas. London Journal of Research in Humanities and Social Sciences, v. 20, p. 07-25, 2020.
MONTEIRO DE OLIVEIRA, CHRISTIAN DENNYS; AMÉRICO RIBEIRO, FABRÍCIO ; OLIVEIRA SILVA, IVO LUIS ; TEIXEIRA SILVA, LUIZ RAPHAEL ; XAVIER DE SOUZA, JOSÉ ARILSON ; FRANCO, GERLAINE CRISTINA ; DA SILVA ROCHA, MARCOS ; MOURA GOMES, MARYVONE ; BENATTI, CAMILA . As organizações religiosas brasileiras frente à pandemia de COVID-19. Journal of Latin American Geography, v. 19, p. 1-8, 2020.
Interface e percepção de contribuições do grupo de pesquisa para a REPETUR
TRATATIVAS SUGERIDAS PELO GRUPO DE PESQUISA LEGES PARA AS PRÓXIMA REUNIÕES DO REPETUR
I- Encaminhar a integração da REPETUR via GP em duas etapas sucessivas: a) a organização de um I Colóquio Nacional da Rede, no segundo semestre de 2024 (preferencialmente no RN) visando a estruturação de projetos e Parcerias (Internas/Externas);
II- Projetar o Quadriênio 2025-2028 como uma dupla recomposição da REPETUR a) do âmbito regional (Nordeste) para a Escala Nacional – “REPETUR-Brasil”; b) da Sigla e Denominação: de Rede de Pesquisa em Turismo Religioso (REPETUR ou REPTUR) para Rede de Pesquisa em Cultura, Turismo e Religiosidades (REPECTUR-Brasil) .